Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Casa construída por casal em união estável em terreno de terceiros pode ser partilhada na dissolução

há 6 anos

Conforme notícia veiculada, em 13/10/2017, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), possível a indenização pelo ex-companheiro de edificação construída pelo casal em terreno de terceiros durante a união estável (art. 1.723 do Código Civil).

No caso concreto teria o casal construído uma casa de alvenaria no terreno dos pais do ex-companheiro, tendo assim direito a mulher de 50% da construção na dissolução da união estável, aplicando-se ao caso o regime da comunhão parcial de bens, consoante preconiza o art. 1.725 do CC.

Nesse sentido, foi o entendimento a Quarta Turma do STJ, sendo ponderado pelo Excelentíssimo Relator Ministro Luis Felipe Salomão que a partilha de direito é possível, mesmo que não seja viável a divisão do imóvel (já que foi construído no terreno de terceiro), situação em que o juízo pode determinar a indenização a ser paga por um dos ex-companheiros, in verbis:

“Penso ser plenamente possível a partilha dos direitos decorrentes da edificação da casa de alvenaria, que nada mais é do que patrimônio construído com a participação de ambos, cabendo ao magistrado, na situação em concreto, avaliar a melhor forma da efetivação dessa divisão”, afirmou o relator.

Ainda, em seu voto, conforme notícia, destacou o relator ser caso frequente das famílias brasileiras, em que os companheiros constroem suas casas em terreno dos pais ou de terceiro, sendo devida a repartição quando comprovada a colaboração de ambos os consortes. Nesse sentido:

“A lide ganha especial relevo por tratar de situação bastante recorrente no âmbito das famílias brasileiras, em que o casal constrói sua residência no terreno de propriedade de terceiros, normalmente pais de um deles, e, após, com a dissolução da sociedade conjugal, emerge a discussão em relação à partilha do bem edificado”.

Sabe-se que nos casos de união estável é possível a partilha de qualquer bem que integre o patrimônio comum durante a união.

Nesse caso, sendo construída a casa no terreno dos pais do ex-companheiro, esse teve que indenizar os direitos da ex-companheira sobre a construção na partilha dos bens.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Na-dissol...

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Civil, ênfase Responsabilidade Civil, Família, Sucessão
  • Publicações8
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações392
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/casa-construida-por-casal-em-uniao-estavel-em-terreno-de-terceiros-pode-ser-partilhada-na-dissolucao/516936196

Informações relacionadas

Luanderson Henrik, Estudante de Direito
Modelosano passado

Contestação a divórcio litigioso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)